quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SEDENTARISMO É A PRINCIPAL CAUSA DE LOMBALGIA ENTRE JOVENS E ADULTOS

Estava lendo esta notícia e achei interessante comentar aqui.

Oito em cada dez pacientes que procuram médicos ortopedistas reclamam de problemas na coluna. A principal queixa é a lombalgia, a famosa “dor nas costas”. Aqui na UDR também recebo em grande maioria pessoas com problemas na coluna, o que é muito comum, principalmente porque aqui não existe academia ou lugares que pessoas possam fazer atividades físicas supervisionada. O que sempre me leva a acreditar que o modo de vida das pessoas diz muito à respeito de suas dores: 

  • sedentarismo
  • obesidade
  • má postura
  • profissão
E algumas pessoas se enquadram em todos os itens citados acima. Além de "dor nas costas", o sedentarismo e fator de risco para outros problemas, como por exemplo, os cardiovasculares, hipertensão arterial, risco de obesidade, aumentos do colesterol, diabetes, câncer do colo, da mama e do reto. 
É comum pessoas justificarem o sedentarismo devido a correria do dia-a-dia, estresse, estudos, necessidade de horas em frente ao computador. A vida tem sido facilitada porém, atividades que nos faziam movimentar hoje são por várias vezes automatizadas, ganhamos tempo, mas, perdemos em qualidade de vida. 



Nosso corpo é uma máquina feita para o movimento, e a falta do mesmo,  nos leva aos problemas. Dores musculares, diminuição de flexibilidade, articulações rígidas e diminuição da resistência cardiovascular são os principais problemas, que nos levam aos desconfortos. 
A boa postura e alongamentos são essenciais no dia-a-dia. Também a prática de exercícios no mínimo 30 minutos por dia, alimentação balanceada, ajudam a reduzir os riscos e melhorar a qualidade de vida. 

Fonte: diabetes.etc.br

FAÇA FISIOTERAPIA.

Nenhum comentário: