quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ciclos de dor

Várias teorias são propostas para ciclos da dor. Alguns destacam a tensão muscular como causa da manutenção da dor. 

Outros propõem que os maus hábitos como postura e sedentarismo causam a dor. 



Também distúrbios do sono podem levar a dor crônica. Neste caso noites mal dormidas estariam associadas aos distúrbios do humor e a dor muscular. Favorecendo a manutenção da ansiedade, depressão e dor persistente.


Porém há alguns ciclos de dor que destacam a ansiedade e o medo como fatores que favorecem ao surgimento da dor e inatividade.

Um ciclo sempre se diferencia de uma pessoa para outra, porém algumas características podem demonstrar que uma crise de dor está por vir, como: alterações emocionais, ambientais e biológicas. 


Assim como você já se tornou um excelente meteorologista* por prever que vai chover, você também pode usar "este poder" a seu favor e colocar em prática algumas estratégias (ex: repouso) quando alguns sinais e sintomas anunciam que a dor está por vir.


* antes da chuva há um pequeno aumento da pressão atmosférica. Articulações (ou as "juntas)" com artrose (ou outra doença que causa alteração na integridade da articulação) são sensíveis a esta diferença de pressão atmosférica e: doem sim!

Nenhum comentário: