quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A importância do sistema sensorial para sua vida

O sistema sensorial somático é responsável por seu senso de toque. O sistema sensorial somático tem nervos receptores que lhe ajudarão a sentir quando algo entra em contato com sua pele. Estes receptores sensoriais geralmente são conhecidos como receptores de pressão de toque. Você também tem receptores nervosos que sentem dor e mudanças de temperatura tal como quente e frio.

Fisiologia do toque
Você tem cerca de 5 milhões de receptores de nervo sensorial na sua pele. Mas você também pode sentir dor e pressão no interior do seu corpo. Pense em dores de estômago e dores de cabeça. A maioria de seu sentido de toque, porém, vem do estímulo externo, por meio de sua pele.

Assim como acontece uma viagem rápida dos receptores de toque em sua pele para o cérebro? Quando os sensores de toque, dor ou calor na sua pele são estimulados, enviam impulsos eléctricos para seus neurônios, células especiais que retransmitem os impulsos eletroquímicos [Fonte: Adam.]. Os neurônios sensoriais então agir como uma equipe de revezamento, passando o pulso elétrico de um neurônio para neurônio até atingir a medula espinhal. A medula espinhal leva o sinal de entrada e envia para seu cérebro. Uma vez que o cérebro recebe o sinal da medula espinhal, ele converte o sinal elétrico [Fonte: Johns Hopkins].

Se seus receptores de dor enviaram uma mensagem dizendo que o sapato ficou muito desconfortável, o cérebro sabe que seu corpo está sentindo dor. Seu cérebro sinaliza para os músculos de seu pé para encolher seu dedo mindinho afastando-se da dor até que você tire os sapatos. Se você já tocou algo muito frio, os receptores de frio foram ativados; você provavelmente vai tremer em resposta. Da mesma forma, se pressão de sentimento quando você abraçar um velho amigo, seu cérebro vai sentido a pressão do abraço ao redor de seus ombros ou corpo.

Seu cérebro pode combinar mensagens com seus receptores sensoriais. Por exemplo, quando você enrola uma toalha de algodão aquecida em torno de seu corpo após pisar fora da sauna, você está usando receptores tanto de pressão quanto de temperatura. No entanto, você sente que essa ação é devido a psicologia por trás do seu sentido de toque.

Psicologia do toque
Você provavelmente já sabe que um abraço de um ente querido pode baixar a pressão arterial e fazer você se sentir valorizado e importante. Um aperto de mão firme com um amigo pode cria uma conexão. Como você percebe o abraço ou o aperto de mão, juntamente com como seus toque os receptores recebem a pressão, está enraizada em seu cérebro.

Existem vários tipos básicos de toque que você pode experimentar:
Íntimo - Aqui, seus receptores de pressão respondem a um aperto de mão, abraço ou beijo. Se a pessoa que dá o toque é alguém que você se preocupa, você provavelmente vai se sentir quente e consolados. Seus sensores de pressão enviam a sensação de como o abraço é duro, e seu cérebro interpreta a natureza do toque como calmante.

Cura ou terapêuticos - este tipo de toque é muitas vezes associado a massagem ou acupuntura. Às vezes, a pressão é suave e significa acalmar os músculos doloridos. Outras vezes, a pressão é profunda. Apesar das diferenças de gravidade e de pressão, você provavelmente deve estar ciente de que o resultado é a cura, para que seu corpo permita que você relaxe.

Exploratória ou curiosa - todos nós aprendemos sobre o mundo através de nosso sentido do tato. Muitas pessoas testam alimentos, tecidos ou outros objetos de diferentes texturas. Às vezes é possível depender exclusivamente do sentido do tato. É por isso que é fácil para você abrir a sua bolsa e encontrar um par de chaves sem olhar. Você sabe a sensação de frio da chave de metal e a sensação suave do seu chaveiro em plástico.

Agressiva ou dolorosa - claro, todos sabemos que o toque pode também equivaler a dor, se a pressão é demais e a intenção é errada. Um aperto de mão que é demasiadamente firme pode ser incômodo em vez de tranquilizante.


Fonte: https://www.facebook.com/fisioterapiacom

Nenhum comentário: