quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O que é Fáscia?

Fáscia é um tecido conjuntivo resistente que cria uma teia tridimensional estendendo-se sem interrupção da cabeça aos pés. É uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, tem sua espessura variada de músculo para músculo, dependendo de sua função. Às vezes a fáscia é muito espessada e serve para a inserção do músculo no osso. Para que os músculos possam exercer eficientemente um trabalho de tração ao se contrair, é necessário que eles estejam dentro de uma bainha elástica de contenção, papel executado pela fáscia muscular.

Fáscia envolve e permeia todos os músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos.

O sistema fascial afeta todo o sistema e funções em seu corpo, músculo-esquelético, neurológico, metabólico, etc. As fibras brancas, brilhantes que você vê quando você puxa um pedaço de carne no prato é a fáscia.

Como a fáscia é classificada?
Fáscia consiste de um complexo que tem três partes:
1. Fibras de elastina - Esta é a parte elástica e extensível do complexo.

2. As fibras de colágeno - Estas fibras são extremamente resistentes e dão suporte à estrutura.

3. Terreno substância/matriz: Uma substância gelatinosa que transporta materiais metabólicos de todo o corpo

Qual é a função da fáscia?
O sistema fascial geralmente suporta, estabiliza e acomoda. Fáscia cria separação entre estruturas, órgãos, ossos e músculos. Ele cria espaço através do qual delicados nervos, vasos sanguíneos, e fluidos podem passar.
Outra função das fáscias é permitir o fácil deslizamento dos músculos entre si. Em certos locais as fáscias musculares apresentam prolongamentos que se fixam no osso e são denominados “septos intermusculares”. Estes separam grupos musculares em lojas ou compartimentos e ocorrem frequentemente nos membros.


Restrições Faciais:
Em um estado saudável, as fibras colágenas envolvem as fibras elásticas em uma configuração, relaxadas e onduladas. Trauma, movimento repetitivo, inflamação ou má postura pode gerar uma fáscia solidificada e encurtada. Estas áreas espessadas são referidas como uma restrição fascial. Restrições fasciais têm a capacidade de criar até 2.000 libras de pressão por polegada quadrada em uma área restrita. A pressão de esmagamento pode comprometer qualquer sistema fisiológico no organismo, resultando em dor e disfunção.

Através da fáscia, todo o corpo estará interligado como o fio de uma camisola ou uma teia de aranha. A restrição em uma área do corpo cria tensão ao longo deste sistema, puxando outras estruturas distantes. Isso explica por que algumas pessoas podem ter dor que parece não estar relacionada à sua lesão original. Além disso, as restrições miofasciais não aparecem em exames padronizados comuns, tais como raios-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, etc

Restrições fasciais podem puxar o corpo para fora de seu alinhamento normal, comprimindo superfícies articulares e causando até abaulamento de discos, resultando em dor, perda de movimento, e fraqueza.

Origem e Inserção
 Origem  Peça óssea que não se desloca. Ponto fixo
 Inserção  Peça óssea que se desloca. Ponto móvel
 Nos membros, geralmente a origem é proximal e a inserção distal.




Nenhum comentário: