terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sentir dor nas costas é normal?

Para você sentir dor nas costas é normal? Dor na coluna que dura mais de três ou seis meses é um sinal de alerta. Se você costuma sentir dores todos os dias, por longo períodos, está na hora de procurar um especialista para tratar o problema. A seguir, saiba quais são os maus hábitos do dia a dia responsáveis pela maioria dos casos de dores nas costas:


  • 1
    Salto alto
    É um dos vilões de uma coluna saudável. Ele altera o eixo corporal, levando a uma compensação na coluna, pés e dedos. A longo prazo, além de dores em diferentes regiões da coluna, a mulher pode apresentar joanetes, formações doloridas nos pés que também podem alterar a forma de caminhar.  O salto do dia a dia não deve ultrapassar a altura de cinco centímetros. Para festas ou momentos de lazer recomenda-se evitar o chamado salto agulha, mais propícios a causar dores nas costas e até quedas. Prefira sapatos com plataforma na parte da frente ou modelos anabela. Eles são mais estáveis e confortáveis por que distribuem melhor a força ao longo do pé.
  • 2
    Mau uso do computador
    Ppassar horas sentada em frente ao computador mau posicionado é uma verdadeira bomba para a coluna. A posição sentada é a pior de todas para a coluna. Para evitar dores nas costas, é preciso ajustar a tela do computador, cadeira e altura da mesa individualmente. O uso de notebooks é ainda mais prejudicial para a coluna, quando comparado ao desktop: Se você passa o dia todo trabalhando com um computador portátil é preciso colocá-lo em um suporte específico, mantendo a tela do notebook sempre na altura dos olhos. Fazer pausas para alongar a coluna também é uma boa alternativa para evitar incômodos. 
  • 3
    Usar a bolsa sempre no mesmo ombro
    O mau hábito de carregar a bolsa com excesso de peso sempre do mesmo lado leva ao desnivelamento dos ombros e uma inclinação da coluna para o lado oposto, afetando também a musculatura do pescoço. Como consequência, surgem dores e disfunções em diferentes pontos da coluna. A longo prazo, podem ocorrer processos degenerativos mais sérios e até hérnias de disco. Para resolver o problema, recomenda-se levar apenas o necessário, diminuindo o peso, além de trocar a bolsa de ombro várias vezes ao dia, acostumando o lado oposto. O uso de mochilas pode ser um recurso, já que distribuem melhor o peso entre os ombros. Para que não tragam mais danos, seu conteúdo não deve ultrapassar 10% do peso corporal. 
  • 4
    Afazeres domésticos
    A maioria das pessoas que sente dor nas costas durante os afazeres domésticos é sedentária e sem condicionamento físico adequado. A prática regular de exercícios físicos evita o problema, desenvolvendo músculos que protegem a coluna e outras regiões do corpo.  A dica para não sentir dores durante a limpeza da casa: Pessoas altas devem optar por rodos e vassouras com cabos mais longos, abaixar sempre flexionando os joelhos e evitar carregar peso, como baldes cheios de água ou vasos com terra e planta. Para passar roupa, a tábua deve ficar na altura da osso da bacia. Também é preciso usar um apoio (pode ser um tablado de madeira ou um livro grosso) para descansar as pernas alternadamente. 
  • 5
    Má alimentação
    Uma alimentação desequilibrada, pobre em nutrientes, pode agravar o quadro de dor.O mineral magnésio é um relaxante muscular natural e sua carência pode provocar fadiga dos músculos, entre eles, aqueles que protegem a coluna. A substância pode ser encontrada em vegetais folhosos verde escuros, amêndoas e arroz integral. O excesso de açúcar refinado, frituras e alimentos industrializados pode levar a um quadro de inflamação, desequilibrando o organismo, e piorando o grau de dores diversas. Este processo pode ser atenuado com o consumo de sardinha, salmão e linhaça, que são ótimas fontes de ômega-3. Estudos recentes sugerem que pacientes com carência de vitamina D são mais propensos a dores. Neste caso, 15 minutos diários de sol são suficientes para evitar o problema.  

    Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Cinco-atitudes-do-dia-a-dia-que-provocam-dores-nas-costas.shtml
  • Nenhum comentário: