sábado, 1 de junho de 2013

TORCICOLO


Quem nunca sentiu dores na nuca ou teve um torcicolo? Sabe aquela tensão sobre os ombros que aparece quase que constantemente no final do dia? Pois é, esses são sinais de que a região cervical está sobrecarregada.


Vícios posturais, como ler na cama, andar e sentar de maneira incorreta provocam dores na coluna e a cervical é uma das regiões mais atingidas, causando até dor de cabeça. Segundo estudos realizados em 2009 pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, a cervicalgia afeta entre 30% a 50% da população todos os anos, sendo que 15% apresentam alguma dor em região cervical ao longo de suas vidas.

Com esses dados, podemos observar que é mais comum do que imaginamos. Atualmente, com o avanço da tecnologia, um dos principais fatores que colaboram para elevação desses números é a permanência de longos períodos na frente do computador. Esta ação gera uma flexão excessiva do pescoço, visto que este é o grande responsável por equilibrar nossa cabeça e realizar os movimentos para dirigir a visão.

Como a cervical é a região mais móvel da nossa coluna, ela sofre contrações que aumentam a tensão em todas as estruturas, principalmente as musculares. As contrações podem ser irradiadas para os membros superiores.

Como cuidar ou prevenir essa dor tão incômoda? Alongar diariamente auxilia na redução da tensão gerada ao longo do dia. Tratamentos como Pilates ou RPG são excelentes recursos terapêuticos que têm como objetivo reeducar a postura, fortalecer a musculatura e melhorar a conscientização corporal para que as dores e as causas possam ser eliminadas do seu cotidiano.

Procure um Fisioterapeuta...



FONTE: https://www.facebook.com/fisioterapiacom?fref=ts


Nenhum comentário: