terça-feira, 25 de junho de 2013

Para que serve o aparelho de Ultrassom?

Autores: George Sabino e Diogo Carvalho Felício

Para entender melhor o funcionamento do ultrassom (US), precisamos conhecer um pouco mais sobre este recurso. O US terapêutico é um aparelho que produz uma onda mecânica (Figura 1), tal qual o som,  que produz uma vibração de alta frequência que: 1) movimenta os fluidos e estimula células; e 2) eleva a temperatura em tecidos profundos. Aquecendo uma estrutura profunda, como um ligamento, por exemplo, o US irá acelerar o metabolismo local, bem como reduzir a rigidez do tecido para que ele ganhe mobilidade. Entretanto, o US irá resolver o problema?
 
Figura 1: Demonstração das ondas (vibrações) produzidas pelo US. (Fonte: fisiorangel.blogspot.com)

Clinicamente, os principais usos terapêuticos do ultrassom incluem: cicatrização de feridas, alivio de dor, redução de edema e consolidação óssea (Figura 2). Porém, o US é um simples recurso físico, sua capacidade de, isoladamente, resolver um problema é limitada. Assim, o US deverá ser associado a outras estratégias de intervenções na Fisioterapia. Em 1995, a Associação de Fisioterapia Americana orientava que: “a aplicação de um recurso, na ausência de outros procedimentos terapêuticos ou intervenções educacionais, não deve ser considerada Fisioterapia”.

Figura 2: Aplicação do US sobre o punho de um paciente. (Fonte: fisioterapiahumberto.blogspot.com)

Para concluir podemos dizer que o ultrassom terapêutico tem um grande potencial terapêutico e, por tanto, tem sido aplicado a uma grande variedade de condições*. No entanto, vale ressaltar a importância de uma avaliação individualizada e associação com outras técnicas fisioterapêuticas para potencializar seus resultados. Na dúvida consulte e questione seu fisioterapeuta!

Nenhum comentário: