segunda-feira, 17 de junho de 2013

Entrevista sobre tratamento para dores nas costas


 comentário

helder-montenegroLeiam agora a entrevista na íntegra:
Criasaude – Dr. Helder, no que se baseia e como é o tratamento não cirúrgico para dores na coluna?
Dr. Helder – É um programa que foi desenvolvido por nós brasileiros que se baseia em classificar os tipos de dores e lesões da coluna vertebral. Assim, de acordo com os sintomas, o paciente será conduzido para realizar as seguintes técnicas: fisioterapia manipulativa (osteopatia), estabilização vertebral, mesa de tração eletrônica ou mesa de flexão. No final do tratamento o paciente é treinado e orientado à fazer atividade física, que visa o fortalecimento dos músculos profundos da coluna vertebral.
Criasaude – Esse tratamento pode ser aplicado a outras dores ortopédicas no corpo? Se sim, quais?
Dr. Helder – Não, este programa de tratamento é utilizado apenas na coluna vertebral.
Criasaude – O tratamento fisioterápico para problemas de coluna tem alguma restrição com relação ao tipo de paciente que pode fazê-lo?
Dr. Helder – As restrições são apenas para os pacientes portadores de metástase óssea, tuberculose óssea ou com um grau muito avançado de osteoporose.
Criasaude – Pacientes com restrição de movimentos (pessoas com deficiências físicas ou acamadas por doenças) podem fazer uso do tratamento fisioterápico?
Dr. Helder – Sim, são estes pacientes que mais necessitam de uma fisioterapia especializada. Neste caso, além da fisioterapia músculo esquelética, será necessária também a fisioterapia respiratória.
Criasaude – Qual a eficácia do tratamento não cirúrgico para a hérnia de disco? Há riscos de reincidência?
Dr. Helder – Nas pesquisas internas das 48 unidades do ITC Vertebral do Brasil temos uma resposta de 87% de resultados positivos. As reincidências ocorrem com os pacientes que não realizam a manutenção no pós-tratamento, por isso que classificamos esta etapa como a mais importante do nosso tratamento.
Criasaude – Para finalizar, quais as vantagens do tratamento não cirúrgico para lombalgias, hérnias e outras dores de coluna?
Dr. Helder – É importante salientar que as pesquisas médicas apontam que apenas 5% dos pacientes com estas patologias devem ser operados, ou seja, podemos “livrar” 95% dos pacientes de um transtorno cirúrgico. Desta forma o paciente correrá menos riscos, terá menos custos financeiros e com o nosso programa ele poderá aprender a ter uma melhor qualidade de vida.
Todas as unidades do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral possuem parcerias com médicos e profissionais de educação física, possibilitando, assim, um tratamento mais completo e realizado pelos diversos segmentos da área de saúde.
Entrevista realizada por Matheus de Sá (farmacêutico)


Nenhum comentário: