terça-feira, 11 de junho de 2013

SAIBA COMO MANTER A POSTURA CORRETA DURANTE EXERCÍCIO PARA EVITAR LESÕES

Atividade física deve ser feita com orientação e ajuda de um profissional. Além disso, equipamentos devem estar ajustados e em boas condições.
Fazer exercício físico, seja aeróbico ou de fortalecimento muscular, é extremamente importante para a saúde, mas é preciso sempre ter orientação e ajuda de um profissional.

Esse cuidado deve ser ainda maior com os equipamentos da academia, por exemplo, que se não forem usados com a postura adequada, podem causar diversas lesões e consequências ruins para a saúde.

De acordo com os especialistas, é importante ainda que esses aparelhos estejam sempre ajustados e em boas condições de uso, principalmente nas academias populares ou em parques da cidade.

Além disso, o médico do esporte Gustavo Magliocca explicou que é muito importante fazer o alongamento antes e, se possível, depois de se exercitar para reduzir também o risco de lesões e dores.

Há ainda a possibilidade de lesões nos exercícios livres, que dependem de maior estabilidade muscular, coordenação motora e consciência corporal.

Depois que a pessoa consegue ter essa estabilidade e consciência do corpo, ela pode migrar para o uso desses aparelhos e, com a ajuda de um profissional, aprender a utilizá-los do jeito seguro.

Por exemplo, no caso da bicicleta ergométrica, o principal erro é em relação ao banco. Muitas vezes, por não saber mexer ou por vergonha de pedir ajuda, a pessoa acaba não ajustando na altura correta e, por isso, faz o exercício com uma postura perigosa. Isso pode aumentar o risco de lesões de joelhos, quadril e coluna – e quanto maior a carga com a postura errada, maiores são os problemas.

Já na esteira, é comum ver algumas pessoas correndo e fazendo bastante barulho – isso acontece porque elas pisam com o pé inteiro e impulsionam o corpo muito para cima, como se estivessem saltando. Segundo a educadora física Luciana Brait, a dica, nesse caso, é correr como se estivesse pisando em ovos, sempre com o calcanhar primeiro e só depois com a ponta dos pés. Dessa maneira, é possível evitar grandes impactos que podem causar complicações para as articulações dos joelhos, tornozelos e também para a lombar.

Ainda nos exercícios mais livres, há também o Stiff, feito para trabalhar o posterior da coxa. Nesse exercício, a pessoa de pé segura uma barra com peso nas laterais, flexiona o tronco para a frente e desce com a barra até o chão.

O problema nesse caso, segundo o médico Gustavo Magliocca, é que muita gente esquece de alinhar as pernas com os ombros e de flexionar um pouco os joelhos e, dessa maneira, não estabilizam a coluna e os braços, o que pode prejudicar os joelhos e a coluna.

A educadora física Luciana Brait explicou também que no caso de exercícios com peso, é muito importante flexionar os joelhos para distribuir a carga para outras regiões do corpo. Se o joelho fica estendido, tensiona muito a região da lombar, o quadril e os joelhos e pode ser perigoso.

Por outro lado, nos exercícios com aparelhos, o cuidado deve ser maior ainda. Por exemplo, no Leg Press, que trabalha o anterior das coxas, as articulações do quadril, joelhos, tornozelos e coluna são muito exigidas – nesse caso, a dica é deixar a coluna alinhada, a carga relativamente ajustada, os pés um pouco afastados e virados para fora e com a força concentrada no meio do joelho.

Em relação à cadeira abdutora, muitas pessoas costumam inclinar o tronco para a frente e, de acordo com os especialistas, isso não traz nenhum problema desde que a coluna esteja reta. As pessoas costumam fazer isso porque deixa o exercício mais fácil e trabalha também com um número maior de músculos.

O Pull Over, feito para as costas, também pode causar problemas, mas para a lombar, os ombros e os cotovelos. Ao puxar a barra, a dica nesse caso é colocá-la sempre à frente do corpo e nunca atrás para evitar prejuízos à coluna cervical e às articulações.

Por fim, os especialistas explicam como fazer o exercício para os trapézios. A dica, nesse caso, é deixar sempre os braços totalmente estendidos - se o cotovelo é flexionado, o resultado não será atingido. Se a pessoa tiver muita dificuldade para levantar com o braço esticado, ela deve diminuir o peso.

Fonte: G1
FONTE: https://fisioterapia.com/noticias/imprimir/1093

Nenhum comentário: