segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fisioterapia domiciliar é alternativa para uma reabilitação direcionada

O conceito de home care, ou atendimento domiciliar, já se tornou realidade no Brasil. Trata-se de uma modalidade de atenção à saúde que consiste em levar qualidade de vida através de um tratamento mais individualizado. Em razão disso, fisioterapeutas de Uberaba passaram a agregar o conceito à função de proporcionar reabilitação a pacientes que sofreram alguma lesão que limita seu deslocamento até uma clínica.
A fisioterapeuta domiciliar Lidianne Gonçalves de Siqueira destaca que essa modalidade de atendimento preconiza a qualidade de vida do paciente ao evitar que ele se exponha a um trânsito cada vez mais caótico, comprometendo parte do seu tempo com esse deslocamento. “O objetivo da fisioterapia é inicialmente aliviar a dor, restabelecer a função e promover o fortalecimento muscular da mão, do braço, do joelho ou da perna, por exemplo. Dependendo da lesão, inicialmente é necessário o repouso, depois a aplicação de um analgésico para retirar a dor e somente depois entra a terapia de exercícios leves que aumentam a intensidade gradativamente. Ou seja, o tratamento é composto por várias etapas”, afirma.
A especialista explica que a fisioterapia domiciliar é destinada geralmente aos pacientes pós-cirúrgicos ou que estejam em processo de reabilitação ou para readaptação ao seu ambiente, ou seja, para voltar a ter facilidade ao se locomover na sua própria casa diante da presença de limitações, como aprender a tomar banho num banheiro não adaptado para um cadeirante, sentar na cama sozinho, visto que cada cama têm altura diferente; comer sozinho, entre outros.
A clínica de reabilitação é projetada para exercícios que requisitam aparelhagem mais moderna e específica, no entanto não consegue simular as dificuldades que o paciente enfrentará dentro de casa. “Por isso, essa fisioterapia domiciliar é importante, pois é em casa que ele vive, e não na clínica de recuperação”, completa Lidiane.
A especialista ressalta que, com o acompanhamento direto das atividades e ocupações do paciente em seu ambiente, o fisioterapeuta é capaz de definir as melhores técnicas a serem aplicadas. Neste sentido, a fisioterapia domiciliar pode ser aplicada no conforto da casa do paciente, o que garante o conhecimento do seu dia a dia. Embora muitas pessoas acreditem que a especialidade é destinada apenas a pacientes acamados ou sem possibilidades de grandes locomoções, a fisioterapia domiciliar ganha destaque por apresentar vantagens como poupar o paciente de aguardar em filas de espera de clínicas e hospitais. Além disso, o estudo do ambiente habitual permite ao fisioterapeuta encontrar as barreiras que impedem sua reabilitação e um dia a dia saudável, livre de riscos, como quedas ou pequenos acidentes.
Fonte: Jornal da Manhã
Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,80825

Nenhum comentário: