quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O que dois anos de treinos podem fazer por você? Professor responde

Se está sedentário há e acima do peso, mas determinado a se esforçar 
nos treinos e na alimentação, você pode eliminar 15, 30 ou mais quilos



Muita coisa! Na verdade, dá tempo de mudar de vida e até ousar algumas metas mais ambiciosas. Mas tudo depende de como está o seu condicionamento atual. Se está sedentário há muito tempo e bem acima do peso, mas determinado a se esforçar nos treinos e na alimentação, você pode eliminar 15, 30 ou mais quilos.
Tenho um aluno/amigo chamado Renato que completou o Ironman (aquele triatlo dificílimo que acaba com uma maratona) de Florianópolis em maio de 2014, e isso foi incrível. Por que? Bom, primeiramente, por que qualquer pessoa que completa uma prova dura dessa merece muito reconhecimento e, além disso, Renato estava com 135kg um ano antes, em maio de 2013, vindo de 20 anos de sedentarismo (mas fora um excelente nadador nos idos anos 90).
Homem correndo euatleta (Foto: Getty Images)Em dois anos, os treinos podem fazer você perder peso e ganhar saúde e bem-estar (Foto: Getty Images)
Como deu certo? Não tinha desculpinha, o cara viu que o desafio era enorme, treinava na chuva, no vento, no frio, sozinho - sabia ouvir os mais experientes e em um ano se transformou em um atleta amador de 95kg. Quarenta quilos em um ano, outra vida. Não teve mágica, teve esforço, muito. E, provavelmente, foi a maior mudança de vida que eu acompanhei até hoje, não só pelos quilos deixados no caminho,mas pela dificuldade da prova.
Você não precisa ser um Renato, mas com segurança, em dois anos, é possível deixar o sedentarismo para trás e completar provas de 5 ou 10km. Alguns talvez consigam até uma meia maratona. Mas se estiver bem acima do peso, invista em um período de caminhada antes de começar a correr. Elas vão fortalecendo seus músculos, tendões e articulações enquanto você vai ganhando o hábito de sair de casa para treinar. Pode ser que dois anos sejam suficientes para deixá-lo pronto para uma meia maratona, mas foque primeiramente em perder peso e ganhar condicionamento e experiência em provas mais curtas.
Se está sedentário há pouco tempo e não está acima do peso (ou ligeiramente acima), dois anos podem fazer com que você corra boas provas. Nesse primeiro momento, também é importante ter calma aqui, para ganhar condicionamento aos poucos, não apressar as coisas e se machucar. Mas por não estar acima do peso, talvez você consiga se desenvolver um pouco mais e obter bons resultados pessoais em provas mais curtas ou completar um ciclo de treinos para uma maratona.

Independente do seu objetivo e do grau de condicionamento, dois anos de treinos bem orientados podem fazer você virar outra pessoa. Acredite em você e se dê essa chance, como em todas as outras áreas da vida, quanto mais energia depositar nesse processo, maior a sua chance de se dar bem de verdade. Então, o que está esperando para começar?
E se você corre há algum tempo e já participou de provas de diferentes distâncias,  percebeu que os anos de corrida trazem sapiência. E, nesse esporte, experiência adquirida conta muito, em dois anos você já começa a entender os diferentes tipos de treinos e os seus objetivos. Mas, por outro lado, são apenas dois anos - talvez por isso você olhe para o corredor do lado e se pergunte como ele consegue aquele tempo tão rápido em uma determinada prova. Tem gente que treina há 10, 20 ou mesmo 30 anos (e até mais) e, com isso, acaba adquirindo uma base de treino muito boa e precisa treinar menos do que você para conseguir aquele mesmo resultado. Isso é normal e se chama "lastro fisiológico". Em outras palavras, sua história como corredor.
Siga o Eu Atleta também no Instagram: @euatleta
Gustavo Luz Távora (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Por Rio de Janeiro
FONTE: EU ATLETA

Nenhum comentário: