A ginástica laboral ou exercícios físicos durante o horário de serviço, é considerada primordial para a saúde do trabalhador. Nas empresas privadas ou públicas, muitos funcionários passam boa parte do dia com funções repetitivas. Ficam várias horas na mesma posição e, muitas vezes, nem se lembram da postura correta.
Segundo a Presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), Valquíria Aparecida de Lima, em entrevista à TV Câmara, a principal meta é diminuir os malefícios do sedentarismo, podendo assim, em poucos minutos, ativar o corpo e oxigenar melhor a parte muscular. Ressaltando que a parte mais importante é a integração social, obtendo assim o alivio do stress.
Funcionários Steel Forma
Segundo Fernando Sanburagi Rodrigues, sócio-diretor da Ergo Physical, de Cambé, empresa especializada em consultoria sobre ergonomia, a ginástica laboral é importante para os funcionários e para a empresa, pois tendo uma série de exercícios dentro do âmbito de trabalho, auxilia na prevenção de problemas osteomusculares provenientes de má postura e condutas inadequadas. A ginástica pode ser realizada tanto no inicio, meio ou ao final da jornada de trabalho.
O principal benefício é a prevenção de problemas osteomusculares como dor nas costas e nos braços, melhorando também a disposição na jornada de trabalho.
A fisioterapeuta Karina de França Avanzi, da Clinica Vittae, atende quase 10 empresas e aponta algumas questões que o profissional fisioterapeuta ou educador físico precisa analisar antes de aplicar os exercícios. São aplicados alongamentos, técnicas de relaxamento, pilates ou fortalecimento dos músculos, sempre é constatada a avaliação postural e feita um análise do ambiente. Se a predominância é de funcionários que ficam a maior parte do tempo sentados, são aplicados exercícios referentes à melhoria postural e prevenção de danos futuros ao colaborador.
A Educadora física Maura Renata Hezel Roik, associada do Serviço Social da Indústria (SESI), aplica atividade de ginástica laboral em algumas empresas da região de Londrina, e conta que em todas as atividades são necessárias avaliações, para que os 15 minutos que o funcionário tem para a realização da ginástica não se torne maçante. Segundo Maura, a alternância entre exercícios é fundamental, sempre analisando a necessidade de cada setor ou seguimento da Indústria.
A empresa passa a ter um grande ganho, pois os funcionários acabam indo trabalhar com mais disposição e relaxados, visando o bem-estar das atividades corporativas.
O colaborador que passa a maior parte do tempo sentado acaba tendo dores, por má postura. Um exemplo é a "estudante de jornalismo Andressa Schmidt. Ela vê a ginástica laboral adotada pela empresa como um grande benefício, visando a prevenção de problemas futuros e a consequência que a má postura pode causar ao organismo. Trazendo assim maior desempenho das atividades.
A supervisora geral da empresa de móveis Steel, Helen Ilario, fala principalmente das questões de qualidade do organismo, mas ressalta que este momento, em que os colaboradores passam juntos, são 15 minutos de muita descontração e interação.
Os profissionais apontam quais os principais Benefícios para os colaboradores.
- Promove o combate e prevenção das doenças profissionais. - Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, entre outros. - Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. - Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho. - Reduz a sensação de fadiga no final da jornada. - Melhora da auto-estima e da auto-imagem. - Combate as tensões emocionais. - Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas. - Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe. - Melhoria das relações interpessoais. - Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal. - Diminui afastamentos médicos, acidente e lesões. - Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade.
Reprodução / David Camargo
Funcionários Folha de Londrina
Fonte: bonde.com.br
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário