quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Farinha de berinjela reduz gordura corporal e ainda promove saciedade

Baixo teor de gordura e grande quantidade de fibras e de vitaminas ajudam no controle da compulsão por doces e reduzem os níveis do colesterol ruim


Na busca de um corpo ideal e por mais saúde, sempre estamos descobrindo novos alimentos que possam auxiliar a alcançar os nossos objetivos. Embora todas as frutas, verduras e legumescontribuam para uma alimentação saudável, existem alguns vegetais que desempenham algum benefício a mais no nosso organismo, entre eles está a berinjela. A berinjela é um dos alimentos mais utilizados em dietas de emagrecimento e vem cada vez mais ocupando o seu espaço. Não é um vegetal muito apreciado pela maioria, logo para aumentar o seu consumo e se beneficiar dos seus efeitos positivos, surgiu então a farinha de berinjela. Lembrando que a verdadeira farinha ainda se mantém com o sabor bem característico da berinjela.
berinjela (Foto: Getty Images)Farinha da berinjela auxilia na saúde e ainda tem benefícios estéticos (Foto: Getty Images)

Por ser uma excelente fonte de fibras e com baixo teor de gordura, estudos vem comprovando que a farinha obtida através da berinjela, promove saciedade, diminuindo o apetite e consequentemente auxiliando a perda de peso. Reduz também a gordura corporal, ou seja, pela alta quantidade de fibras presente, promove uma absorção mais lenta de glicose, não estimulando então o hormônio responsável por transportar esse nutriente para dentro das células (insulina), evitando o aumento do acúmulo de gordura corporal. Com menos picos glicêmicos, a farinha de berinjela controla também a compulsão por doces, ou seja, esses picos de glicemia provocam automaticamente uma queda brusca da glicemia, levando a uma maior necessidade de reposição deste nutriente através de açúcares.  Além disso, a insulina em excesso torna o triptofano mais facilmente absorvido pelo cérebro, levando a uma maior sensação de bem estar, por ele ser precursor da serotonina. No entanto, quando a dose está muito alta, o corpo começa a "pedir" por mais fontes deste aminoácido, como o chocolate (não é um vilão, desde que consumido na versão meio amarga e em baixas quantidades).  De qualquer maneira, o resultado é o mesmo, ou seja, quanto maior a produção de insulina, maior o aumento do acúmulo de gordura no tecido adiposo e como consequência, mais quilos extras.
No processamento da farinha da casca da berinjela, mantemos as boas concentrações devitaminas A e C. Essas vitaminas tem importante ação antioxidante, protegendo o nosso organismo dos efeitos provocados pela ação dos radicais livres. A farinha deste vegetal não só traz benefícios estéticos, como também colabora com a manutenção da saúde, diminuindo os níveis doLDL colesterol (colesterol ruim).
Pela grande presença de fibras, a farinha de berinjela aumenta o trânsito intestinal, eliminando então os ácidos biliares pelas fezes. Esses ácidos biliares são formados por moléculas de colesterol, ou seja, quanto menos ácidos biliares, mais colesterol é utilizado para formar esses ácidos, reduzindo então a concentração deste mesmo colesterol. Melhora também o funcionamento do intestino, pois o mesmo gel formado pelas fibras também ajudam o bolo alimentar a transitar melhor, aprimorando o transito intestinal. Além disso, a farinha de berinjela têm ação prebiótica, onde as fibras sofrem fermentação no intestino grosso, que é realizada por bactérias benignas, estimulando o crescimento da microbiota intestinal, com isso levando a um intestino mais saudável. Melhora a função renal, pois tem potente ação diurética.
A berinjela apresenta ainda uma grande gama de flavonóides. Esses flavonóides permanecem na berinjela mesmo sob a forma de farinha, prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo as doenças cardiovasculares.
A quantidade recomendada varia entre uma a quatro colheres de sopa ao dia. O ideal é fazer uso da farinha de berinjela com orientação de um nutricionista para adequar as quantidades e as refeições que podem ser acrescidas desse alimento. O consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia quando se ingere essa farinha é altamente recomendado. Pela grande presença de fibras, existe a necessidade de muito líquido para não causar constipação intestinal. A farinha de berinjela já preparada é fácil de ser encontrada em mercados naturais, porém também é possível fazer essa farinha em casa. Por ser um vegetal rico em água, 1kg rende aproximadamente 100 g da farinha.
Como preparar a farinha de berinjela:
Rendimento: 100g
1 - Lave 1 kg de berinjela com casca;
2 - Corte em fatias e arrume em uma forma ou tabuleiro;
3 - Leve ao forno até que fique ressecada;
4 - Retire e triture no liquidificador ou processador até virar a consistência de pó;
5 - Guarde em local fresco ou na geladeira em recipiente com tampa;
Lembrando que para gerar um efeito de emagrecimento ou somente perda de gordura localizada, a suplementação com farinha de berinjela ou qualquer outro alimento com boa fonte de fibras, deve estar associada a uma dieta com orientação e prática de atividade física.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Natália Oliveira (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Por Rio de Janeiro

FONTE: http://globoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: