quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pontos-gatilho ou Trigger points

Os pontos-gatilho são pontos discretos, hiper-irritável localizados em uma banda tensa do músculo esquelético. Eles produzem dor no local, mas isso não é tudo! Ao contrário de uma adesão mais simples, quando abordado, os pontos de gatilho ativam dor em uma área diferente do corpo. Isso é chamado de dor referida. 

O padrão de dor referida, embora não idêntico de pessoa para pessoa, é extremamente consistente em cada um de nós. Os pontos-gatilho podem ser o resultado de muitas coisas, um trauma físico (como uma lesão ou acidente), ou pelo uso repetitivo insalubre dos músculos que provocam grande tensão no corpo. Tal como posições impróprias para dormir, carregando uma bolsa no mesmo ombro todos os dias, até mesmo os músculos usados para manter nossa postura de cada dia! (músculos das costas, pescoço, ombros e quadris, por exemplo) certos tipos de doenças viscerais ou angústia emocional ainda pode deixar o indivíduo mais propenso a ter pontos de gatilho.

Mesmo no primeiro contato, o terapeuta vai se sentir um pacote ou nódulo de fibras musculares que são mais consistentes do que o normal. O cliente vai sentir hipersensibilidade local (talvez até ter um "salto" como reação), bem como a irradiação da dor. Também como resposta, pode haver contração local.

Existem duas categorias de ponto de gatilho:
Ativo: Causa dor em repouso. A dor é muitas vezes descrita como filme ou radiante.
Latente: Não causa dor espontânea, mas a dor está presente quando palpada. Pode restringir o movimento ou causar fraqueza muscular.

Há algumas grandes maneiras de tratar pontos-gatilho:
Massagem profunda projetado para pontos de gatilho pode fazer maravilhas! Um terapeuta treinado pode ser mais específico e atento ao ponto - sentindo o tecido e dissipando sob seu toque. Em situações mais extremas ultrassom têm sido usado para desativar essas áreas problemáticas.

Nenhum comentário: