quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pilates para Gestantes .


Há tempos atrás, a gravidez era considerada como sendo o  período em que a mulher precisava ter certos cuidados hoje considerados fora de  propósito. Mulheres em período gestacional recebiam orientações quanto a  permanecer em repouso, evitar esforços físicos, e alimentar desejos  extravagantes, além de liberdade para abusar de alimentos pouco saudáveis,  gordurosos e doces.
Agora, a palavra de ordem é gravidez saudável; o culto ao  corpo de forma moderada é até benéfico. As recomendações, não somente para  gestantes, mas para todas as pessoas em geral, são cultivar bons hábitos que  incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, mas constantes,  que garantam uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.
O Pilates está entre as modalidades de exercícios  recomendados para esse período, pois ao contrário do que se acredita, grávidas  podem usufruir da prática, à exceção daquelas que se encontram em gravidez de  risco, ou tiveram algum tipo de complicação que devam seguir recomendações  médicas de repouso, a fim de evitar maiores consequências. É importante que o  ginecologista esteja ciente da prática dos exercícios e que seja consultado  quanto à sua liberação (o instrutor de Pilates deve exigir isso de sua aluna).
Acreditava-se que o Pilates era contraindicado para  gestantes, devido a sua propaganda estar muito voltada a “malabarismos” nos  aparelhos e na bola, e também pela sua grande ênfase na contração abdominal. Na  verdade, o Pilates pode ser adequadamente adaptado para a gravidez, desde que  não sejam realizados certos exercícios, tais como os abdominais.
É importante ressaltar que a gestante não deve ser colocada  em posições que causem muito desequilíbrio, para evitar risco de quedas, mas os  exercícios de braço estão muito bem indicados, já que fortalecem a região dando  boas condições à futura mamãe de carregar seu filho no colo.
Pernas também estão liberadas para serem trabalhadas, a fim  de se evitar dores articulares que possam vir em função do sobrepeso, que  acomete a mulher durante esse período.
Os exercícios de alongamentos devem ser priorizados, pois  na gravidez, em função do aumento abdominal, o peso da mulher se desloca todo  para a frente, alterando o seu centro de gravidade, aumentando a curvatura  fisiológica da coluna, e causando dores.
Os exercícios abdominais e a mobilidade da coluna serão,  naturalmente, praticados durante os exercícios de braços, de pernas, e através  da respiração característica do método.

O Pilates auxiliará a gestante no período pós-parto,  facilitando o retorno mais rápido do abdômen, e diminuindo a flacidez  característica deste período.
Cabe ressaltar que é necessário que o ginecologista esteja  de acordo com a prática do Pilates. O ideal é que ele mande uma liberação por  escrito para que o instrutor saiba do andamento da gestação. Se a aluna suspeita  que está grávida, ela deve avisar imediatamente o instrutor, mesmo que ainda não  tenha feito nenhum exame para comprovação, para que se evite certos exercícios,  garantindo uma gestação sem sustos.
Entretanto, deve-se salientar que se a gestante nunca  praticou nenhum tipo de exercício físico, é melhor não escolher essa técnica  para iniciar. Espere o término da gestação, e aí sim procure um Estúdio de  Pilates para praticar.

Fonte: ABC da Saúde.

Nenhum comentário: