Existem diversos tipos de neurotransmissores e como exemplos citamos: a acetilcolina, o ácido gama-amino-butirico, a glicina, o glutamato, a serotonina, a dopa mina, etc.
Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas, situadas na porção pré-sináptica, quando o estimulo chega à porção distal (sinapse), existe um aumento da permeabilidade ao cálcio, que estimula a liberação do neurotransmissor. Essas substâncias são secretadas na fenda sináptica e irão se ligar a receptores específicos situados na região pós-sináptica.
Cada neurotransmissor tem seu receptor próprio e cada neurônio secreta somente um tipo de neurotransmissor. Os neurotransmissores podem ser facilitadores ou inibidores, dependendo do tipo de receptor ao qual irá se ligar.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/31300/neurotransmissores?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=47249837&utm_campaign=Top%2010%20-%20062%20-%20Fisioterapia&utm_term=y.jm.lt92.yu82bo.f.we.a.fmbh.r3cl.b.x.ysl.wb#ixzz2KsDXQ500
Nenhum comentário:
Postar um comentário