quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FISIOTERAPIA PARA JOELHO

A fisioterapia deve iniciar no 1º dia do pós operatório e o tratamento deverá ser progressivo e realizado diariamente até que o indivíduo tenha alta.
A fisioterapia para o joelho submetido a uma reconstrução de seus ligamentos deve conter o uso de aparelhos, exercícios de alongamento, mobilização articular e de fortalecimento dos músculos da coxa anterior e posterior, principalmente, para garantir a estabilidade desta articulação e o retorno das atividades diárias o mais rápido possível.
Quando começar a fisioterapia no joelho

A fisioterapia deve iniciar no 1º dia do pós operatório e o tratamento deverá ser progressivo e realizado diariamente até que o indivíduo tenha alta.

As sessões podem durar de 30 minutos a 3 horas dependendo do tratamento escolhido pelo fisioterapeuta e dos recursos disponíveis.
Tratamento fisioterapêutico para o joelho

O tratamento fisioterapêutico para a reabilitação do joelho deve ser escolhido pelo próprio fisioterapeuta que irá tratar o indivíduo. Algumas técnicas que ele poderá utilizar são:

    Laser: para diminuir a dor e facilitar a cicatrização;
    Gelo: para diminuir o inchaço e anestesiar o local para a massagem transversa profunda;
    Mobilização articular manual: para lubrificar a articulação, conferir amplitude de movimento e soltar aderências;
    Mobilização da patela: para aumentar a flexão do joelho;
    Tração do joelho: para aumento do espaço intrarticular;
    Corrente russa: para melhorar o tônus muscular da coxa anterior e posterior;
    Exercícios com Thera-band: para ganho de força global com os músculos da coxa e da perna;
    Exercícios de propriocepção com os olhos abertos e fechados.

Durante o tratamento fisioterapêutico para a recuperação dos ligamentos do joelho é normal que surjam algumas outras situações, tais como tendinite, dificuldade em dobrar e esticar a perna e fraqueza muscular, que também devem ser tratadas ao mesmo tempo.

O fisioterapeuta deverá reavaliar o indivíduo continuamente para verificar os resultados e assim poder retirar ou acrescentar outras técnicas fisioterápicas, que cumpram melhor o objetivo pretendido.
Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário: