Os gânglios da base são estruturas relacionadas com os movimentos, embora não enviem conexões diretamente para a medula espinhal ou nervos cranianos. Funcionalmente fazem parte dos gânglios da base as seguintes estruturas: o núcleo caudato, o putamem, o globo pálido, os núcleos subtalâmicos e a substância negra.
A união funcional e filogenética dos núcleos caudato e do putamem é chamada de neoestriado. O estriado recebe projeções corticais (motoras, sensitivas e de áreas límbicas) e de fibras dos núcleos intralaminares do tálamo, após, enviam seus impulsos para o globo pálido e substância negra.
O globo pálido, além de receber conexões do estriado, também recebe impulsos oriundos da sustância negra e do núcleo subtalâmico. Ele projeta a maioria dos seus estímulos para o tálamo.
O núcleo subtalâmico, além de receber impulsos do globo pálido, recebe por outras vias projeções diretamente do córtex cerebral, que auxiliam na modulação dos impulsos que saem dos gânglios da base.
Os gânglios da base projetam suas conexões para o tálamo, aos núcleos ventral lateral, ventral anterior e médio dorsal. Estes núcleos talâmicos, por seu lado, projetam as suas conexões para o córtex pré-frontal, para o córtex pré-motor e para a área motora suplementar, ao retornarem para o córtex, os impulsos influenciam os movimentos, através do trato corticoespinhal e corticobulbar.
As funções fundamentais dos gânglios da base estão no aspecto cognitivo do movimento, como planejar e executar atos motores complexos. A sua disfunção determina alterações no controle recíproco dos músculos, causando rigidez, tremores e acinesia.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/31311/o-que-sao-ganglios-da-base?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=47249833&utm_campaign=Top%2010%20-%20062%20-%20Fisioterapia&utm_term=y.jm.lt92.yu82bo.f.we.a.fmbh.r3cl.b.x.ysl.wb#ixzz2KsAQtcj8
Nenhum comentário:
Postar um comentário