sábado, 16 de fevereiro de 2013
O que é o trato piramidal?
Por definição clássica, o trato piramidal consiste em todas as fibras que estão localizadas nas pirâmides bulbares. A grande maioria de suas fibras têm origem no córtex cerebral, recebendo também fibras de estruturas do tronco cerebral, a sua continuação origina o trato corticoespinhal na medula. Junto com trato piramidal, estão as fibras oriundas do córtex piramidal, que formam os tratos corticobulbares, que saem da ponte para as estruturas do tronco cerebral.
As fibras que se originam no córtex cerebral descem para a cápsula interna onde são compactadas em uma pequena área da porção posterior, ao lado do tálamo e núcleo lenticular. Na cápsula interna, as fibras têm um arranjo específico, dependendo do local do córtex de onde se originaram e onde irão terminar. Mais anteriormente estão as fibras que irão aos núcleos dos nervos cranianos, seguidos das fibras para a região cervical que irão inervar os membros superiores e pescoço, fibras para a região dorsal que irão inervar o tronco e fibras para a região lombo sacra que irão inervar os membros inferiores. Mas abaixo, o trato piramidal localiza-se na porção anterior dos pedúnculos cerebrais, sendo que nessa região ocupa maior parte.
Na ponte as fibras oriundas dos pedúnculos se dividem em vários feixes no meio dos núcleos pontinos e as fibras frontopontinas deixam a ponte para irem ao cerebelo. O mesmo ocorre com as fibras que irão se conectar com os núcleos dos nervos cranianos.
Ao chegar ao bulbo, permanecem unicamente as fibras que sobraram e irão formar o trato corticoespinhal ao nível das pirâmides. Nesse local situa-se a decussação, onde as fibras cruzam para o outro lado, formando o trato corticoespinhal lateral, localizado no funículo lateral da medula espinhal, e um pequeno contingente descem sem cruzar, formando o trato corticoespinhal ventral localizado no funículo anterior.
A maioria do conhecimento obtido sobre o trato piramidal deriva de experimentos em animais e algumas correlações com as doenças no seres humanos. Portanto, podem existem algumas diferenças na apresentação clinica dos sintomas quando existem lesões, que são espécie dependente.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/31309/o-que-e-o-trato-piramidal?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=47249834&utm_campaign=Top%2010%20-%20062%20-%20Fisioterapia&utm_term=y.jm.lt92.yu82bo.f.we.a.fmbh.r3cl.b.x.ysl.wb#ixzz2KsB5XRMb
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário