Oi pessoal, essa é uma dúvida muito comum aqui na minha cidade, assim como na academia e alguns de meus pacientes também costumam me perguntar. E de acordo com a experiência de vivência e profissional, em particular, eu optei por ganhar massa primeiramente e ir emagrecendo como processo normal, porque eu não queria ficar muito magrinha e principalmente flácida. Eu acredito que essa escolha é de acordo com o objetivo de cada um. E sempre que se pensar em perda de peso o mais importante é o consumo calórico. Ouço várias pessoas ao meu redor com a seguinte frase: "Quase não como e não consigo emagrecer!". Justamente! Se você come em intervalos grandes, grandes quantidades de comida, seu organismo provavelmente estará trabalhando com metabolismo baixo. Vulgarmente falando, como nosso organismo entende em longos períodos sem se alimentar que precisa economizar energia, isso faz com que o que ingerimos passe a ser guardado em forma de reserva (geralmente no abdômen). Por isso, ouvimos sempre dizer pra se alimentar a cada 3 horas em pequenas porções, para que tentemos "enganar" nosso organismo, mantendo sempre nutrido, fazendo com que consuma mais e também impede que após muito tempo sem comer nos alimentemos em exagero. E se você tem uma alimentação balanceada e deseja emagrecer, deve também praticar alguma atividade física para que seu gasto calórico aumente e seja maior que seu consumo.
Um cálculo que ajuda a saber seu gasto calórico diário, com base em sua idade, peso, altura, índice de massa corporal, sexo e nível de atividade física é TMB - Taxa de Metabolismo Basal. A taxa de metabolismo basal significa o quanto você precisa para se manter vivo e em repouso.(McARDLE e col., 1992 ). Nesse link você encontra no site do BEM Estar como fazer esse cálculo.
Aeróbico
Gastamos mais calorias durante o exercício o que pode ser maior quando comparadas de um treino de musculação.
Musculação
embora gaste menos durante o treino, ela tem a vantagem de continuar queimando durante o repouso, além de aumentar a massa muscular, o que por si só aumenta o gasto calórico.
"Na verdade, para emagrecer de maneira saudável, o ideal é pensar em mudar a composição corporal, aumentando a massa muscular, reduzindo a gordura e não apenas perder peso aquele que é medido na balança. Tome de referência o espelho e as roupas, muito mais do que a balança propriamente dita, pois seu peso pode até não mudar muito, mas seu corpo sim! A musculação é um forte complemento dos treinos aeróbios, para quem quer reduzir a massa gorda e tonificar os músculos e vice e versa. Para isso procure associar os dois tipos de exercícios, conseguindo assim aumentar o gasto calórico total, emagrecendo de maneira mais eficiente, saudável e sem abrir mão de ficar com tonificado.
Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácido e fraco? Ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?"
Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácido e fraco? Ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário