quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ACELERE SEU METABOLISMO

Metabolismo é toda reação química, que ocorre no nosso organismo, que gaste energia para produzir, ou seja, é a taxa com que o seu corpo queima calorias. O corpo humano queima calorias o tempo todo, seja treinando, trabalhando até mesmo dormindo, ele faz isso simplesmente para manter nosso organismo funcionando.
Diversas pessoas, por não conhecerem ao certo como funciona o corpo humano, acabam pensando que é o seu próprio metabolismo que é lento e o culpam por não conseguirem emagrecer da maneira que gostariam. 
Para uma pessoa que deseja tornar a taxa metabólica mais rápida, o ideal é treinar para ganhar massa muscular. Isso porque os músculos gastam muito mais energia para funcionar do que a gordura. 
Apesar de a genética influenciar no metabolismo de cada indivíduo, não se pode esquecer que os bons hábitos alimentarem, pode acelerar, em contrapartida, os maus hábitos podem diminuí-lo.

O QUE INFLUENCIA NO METABOLISMO
Seguem alguns fatores que influenciam no metabolismo:
Massa muscular: São fundamentais, pois são tecidos vivos, que queimam calorias 24hs por dia, portanto quanto mais músculos mais calorias seu corpo queima, mesmo em repouso.
Intervalo das refeições: Se permanecer muito tempo sem comer, o seu metabolismo diminui para conservar energia.
Intensidade de atividade: É importante fazer uma atividade intensa e que compatibilize a sua alimentação com o seu gasto calórico.
Alimentação: Os tipos de alimentos escolhidos aceleram ou diminuem o metabolismo, por exemplo, as dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo.
Hidratação: A maioria das funções do corpo precisam de água, a falta dela faz com que o seu metabolismo caia.
Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode estimular a aceleração do seu metabolismo.

COMO ACELERAR O METABOLISMO
Veja o que pode ser feito para acelerar o seu metabolismo:
Pratique exercícios aeróbicos: A taxa metabólica aumenta, após exercícios aeróbicos intensos.
Ganhe massa muscular: A musculação ajuda a ganhar massa muscular e tendo mais músculos o corpo gastara mais energia ainda para funcionar do que a gordura.

Faça várias refeições: É importante fazer varias refeições leves ao dia. Ficar muitas horas sem comer leva a queda do metabolismo e o organismo entende que é necessário economizar energia. 
Evite dietas rígidas: Quanto menor a ingestão calórica diária, menor a velocidade do seu metabolismo, pois o organismo baixa o ritmo pensando que não terá mais alimento muito cedo.
Alimente-se devagar: Quanto mais rápido e mais calorias uma pessoa come, maior a liberação de insulina, substância que promove o armazenamento de gordura.
Reduza as gorduras/açúcar e aumente os carboidratos: Uma dieta rica em gorduras estimula muito menos o seu metabolismo que uma alimentação com os outros grupos de alimentos, além de conter mais calorias por grama. O açúcar deverá ser restringido ao máximo já que como é rapidamente absorvido, é mais facilmente transformado em tecido adiposo.

Fonte: http://www.loanamuttoni.com.br/LOANA/Blog/Entries/2011/6/4_ACELERE_SEU_METABOLISMO.html

Nenhum comentário: