segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fratura exposta de membro inferior - com avulsão do tálus

As fraturas de tíbia e fíbula encontra-se entre as mais comuns e graves lesões esqueléticas.
Paciente do sexo masculino, 27 anos, sofreu fratura exposta de tíbia e fíbula por acidente motociclístico. Foi tratado com fixação externa e enxerto para reposição óssea devido á avulsão do tálus. O enxerto foi retirado da metáfise da tíbia e se encontra com fixação externa para crescimento ósseo. Sua fratura foi de alta gravidade. O paciente foi encaminhado para a fisioterapia após 11 meses da lesão.
Agora o enfoque da fisioterapia, já que ele encontra-se em imobilização com fixador externo, será nas articulações do joelho e pé, tentando restaurar ou manter as amplitudes de movimento, melhorando a circulação sanguínea, diminuindo o edema distal ao local fraturado. Tem início precoce o trabalho de força muscular com exercícios para quadríceps, posterior de coxa, adutores e abdutores, e isométricos de tibial anterior, gastrocnêmios e sóleo. 
Indicou-se início de sustentação de peso parcial no membro fraturado, porém o paciente relata que fere na fixação do tornozelo, o que tem dificultado. 
Esse paciente tem uma maior limitação da mobilidade de tornozelo com a fixação devido a avulsão do tálus, e a colocação de um enxerto na região avulsionada. isso pode comprometer o apoio plantar quando iniciar a marcha, podendo ocorrer equinismo.